Postagens mais visitadas
-
Olá, apresento este manual que é de grande importância para todos aqueles que voam ou controlam, o conteúdo deste manual está muito próximo ...
-
Em nosso mundo cotidiano, muitas profissões se distinguem pelo uniforme do profissional. Médicos e enfermeiros são facilmente identificados ...
-
Informações sobre Exame de Saúde O exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, consideran...
-
A aviação comercial leva os pilotos ao topo desta carreira tão valorizada. Veja o passo a passo para quem sonha em comandar uma aeronave! A ...
-
Olá galera da aviação, este blog foi criado para tirar dúvidas de como se tornar um aviador. Iremos falar sobre os cursos, custos, aeronaves...
-
A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de...
-
Bom galera, o Voo de Incentivo como diz o próprio nome é pra te incentivar e pra você se testar dentro de uma aeronave em vôo(asa rotativa e...
segunda-feira, 5 de março de 2018
AVIAÇÃO AGRICOLA
A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de 2035 aeronaves, em 2016. As operações requerem habilidade do piloto e manutenção constante das aeronaves, esses motivos têm feito a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promover ações periódicas com vistas a desenvolver as melhores práticas para o setor.
As operações agrícolas são usadas para aplicações de fertilizantes e pesticidas em lavouras e requerem voos em baixa altitude, manobras em curto espaço e muita precisão. As operações aéreas agrícolas, geralmente, acontecem entre três a quatro metros do solo, além disso, os pilotos têm que evitar matas próximas as plantações, fios e o próprio relevo do local. Estima-se que cerca de 72 milhões de hectares são pulverizados pela aviação agrícola todos os anos no país.
Pensando nessa capilaridade, a ANAC mantém atualizadas suas publicações voltadas para o segmento, como o Manual do Operador Aeroagrícola, que já está em sua segunda edição. Consulte Aqui. No site da Agência também está disponível uma lista com todas as empresas aeroagrícolas devidamente homologadas. É imprescindível consultar a tabela antes de contratar o serviço para garantir que o prestador está cumprindo com todos os requisitos de segurança.Veja as empresas homologadas aqui.
Em fevereiro, deste ano, a ANAC voltou a certificar uma empresa para utilizar helicópteros na pulverização das lavouras brasileiras. A modalidade estava desativada há mais de 30 anos. Também já está em tramite na Agência a homologação da primeira escola que ofertará cursos práticos e teóricos para a formação de Pilotos de Helicópteros Agrícolas (PAGH).
Nos próximos dias 22, 23 e 24 de junho a Agência estará novamente presente no Congresso Sindag, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG). O congresso, que esse ano acontece em Botucatu (SP), reúne operadores, empresas e pilotos da aviação agrícola e terá participação ativa da ANAC.
Assessoria de Comunicação da ANAC
Gerência Técnica de Relações com a Imprensa
Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498
Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099
E-mail: jornalismo@anac.gov.br
COMO SER PILOTO
A aviação comercial leva os pilotos ao topo desta carreira tão valorizada. Veja o passo a passo para quem sonha em comandar uma aeronave!
A carreira de piloto de avião está associada a altos salários e a um ritmo de trabalho super dinâmico, sem rotina. É comum ouvir profissionais apaixonados por esta atividade falando sobre o prazer e a satisfação de voar.
Para chegar a pilotar um avião comercial há um longo caminho a percorrer. É preciso passar por testes teóricos, práticos e exames médicos, sempre acompanhados de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de muitas horas de voo.
Não é necessário ter curso superior para virar piloto, apenas o Ensino Médio completo. Mas quem tiver faculdade e inglês fluente agrega diferenciais importantes ao currículo e pode se destacar em processos seletivos.
Saiba o que é preciso fazer para seguir a carreira de piloto e voar alto nesta profissão!
A carreira de piloto
A profissão de “aeronauta”, categoria composta pelos profissionais que compõem a tripulação de um avião comercial, é regulamentada desde 1984. Portanto, há uma lei que estabelece regime de trabalho, remuneração, direitos e deveres dos profissionais e das empresas que os contratam.
Trabalhar na aviação civil, comandando modernas aeronaves comerciais e viajando até outros países, é o sonho da maioria dos aspirantes a piloto. Mas para alcançar um posto em uma companhia de aviação é preciso estudar bastante e acumular experiência voando em aeronaves menores.
Quanto mais horas de voo você acumular, mais chances vai ter de crescer na carreira. Com 40 horas de prática é possível conseguir uma licença para pilotar um avião monomotor. Para comandar um Boeing 737 de empresa aérea comercial, por exemplo, você deve acumular 1.500 horas de voo, em média.
É importante lembrar que um piloto de avião pode optar também pela carreira militar, pilotando caças, aviões de transporte de tropas, bombardeiros ou aviões presidenciais. Neste caso é preciso prestar concurso para a Academia da Força Aérea.
O passo a passo para virar piloto
O primeiro passo para quem quer decolar nesta carreira é se tornar um piloto privado. Esta licença é requisito para buscar a formação de piloto comercial, que são os que têm registro profissional na carteira de trabalho e podem voar em grandes companhias aéreas. Veja o que é preciso fazer para chegar lá:
Como obter a licença de piloto privado
É preciso fazer o curso de piloto privado em uma escola reconhecida pela ANAC. Este curso conta com uma parte teórica e outra prática. Confira como funciona:
1 – Ao fazer a matrícula, os alunos devem solicitar à escola uma carta de apresentação para realizar o exame médico de 2ª classe, também chamado de Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Ele pode ser realizado tanto nos hospitais da Aeronáutica como em clínicas particulares autorizadas pela ANAC. O certificado é necessário para iniciar o curso.
2 – A parte teórica do curso é ministrada em sala de aula e tem duração média de três meses. As matérias estudadas incluem:
Conhecimentos Técnicos
Meteorologia
Teoria de Voo
Navegação Aérea
Regulamentos de Tráfego Aéreo
3 – Depois de concluir o curso teórico, os alunos devem responder a uma prova escrita com 100 perguntas, aplicada pela ANAC. É preciso acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.
4 – Os aprovados no exame da ANAC poderão iniciar o treinamento prático do curso de piloto privado. Esta parte da formação exige pelo menos 35 horas de voo. Ao final do treinamento os alunos realizam um voo de avaliação, que é acompanhado por um examinador credenciado pela ANAC. Se passarem na avaliação, tornam-se pilotos privados, podendo voar apenas em aeronaves particulares.
Como obter a licença de piloto comercial
O processo é semelhante àquele realizado para obter a licença de piloto privado. É preciso matricular-se também numa escola reconhecida pela ANAC e estudar a teoria e a prática. Mas o nível de exigência no curso de piloto comercial aumenta bastante. Confira:
1 – Os alunos devem solicitar novamente à escola a carta de apresentação para realização de exame médico. Desta vez é o exame de 1ª classe, que tem mais critérios de análise. É preciso ter o resultado em mãos para dar início ao curso.
2 – A parte teórica desta formação conta com as mesmas disciplinas do curso de piloto privado, mas o conteúdo é mais aprofundado. A duração é de aproximadamente três meses.
3 – A prova da ANAC também é aplicada ao final do treinamento e é necessário acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.
4 – A parte prática do curso de piloto comercial exige pelo menos 115 horas de voo. Ao final do treinamento, os alunos realizam um voo de avaliação, que também é submetido a um examinador credenciado pela ANAC. Se aprovados, tornam-se pilotos comerciais e ficam habilitados a exercer funções remuneradas em diversas áreas, como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas e voos executivos. Assim podem acumular experiência suficiente para ingressar em uma linha aérea. As companhias comerciais exigem entre 1.000 a 1.500 horas de voo.
O que estudar para virar piloto
Embora o curso superior não seja uma exigência para o exercício da profissão de piloto, o diploma de uma faculdade agrega diferenciais importantes aos candidatos a uma vaga de trabalho, principalmente nas grandes companhias aéreas.
O curso de Ciências Aeronáuticas é de grau bacharelado, com duração de 4 anos, e é dá uma visão bastante ampla da área. Outra opção de curso superior é o de Tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com duração média de 2 anos.
O conteúdo estudado nestas graduações prepara o candidato para atender aos requisitos estabelecidos pela ANAC para a função de piloto. Profissionais com diploma de nível superior também se destacam nos processos seletivos a uma vaga de trabalho e conseguem redução no número de horas exigidas pelas companhias para exercer o ofício.
Outro diferencial importante para quem quer atuar como piloto comercial é o domínio da língua inglesa. O inglês é a língua universal da aviação. Quem deseja crescer na carreira precisa ter conhecimento pleno do idioma, principalmente os termos técnicos da área.
Onde estudar para virar piloto
Conheça algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores para quem quer virar piloto:
Ciências Aeronáuticas
Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Privada
Universidade FUMEC (FUMEC) – Privada
Pilotagem Profissional de Aeronaves
Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) – Privada
Centro Universitário Una (UNA) – Privada
Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR) – Privada
Veja também
Quanto ganha um piloto de avião?
Você pretende virar piloto? Que tipo de aeronave deseja pilotar? Conte para a gente nos comentários!
Assinar:
Comentários (Atom)
AVIAÇÃO AGRICOLA
A Aviação Agrícola é parte fundamental da aviação civil no Brasil. Sua frota, atualmente, tem crescimento médio de 5% ao ano e soma cerca de...
-
Olá, apresento este manual que é de grande importância para todos aqueles que voam ou controlam, o conteúdo deste manual está muito próximo ...
-
Em nosso mundo cotidiano, muitas profissões se distinguem pelo uniforme do profissional. Médicos e enfermeiros são facilmente identificados ...
-
Informações sobre Exame de Saúde O exame de saúde pericial tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, consideran...