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terça-feira, 30 de janeiro de 2018

FRASEOLOGIA E FONIA



Olá, apresento este manual que é de grande importância para todos aqueles que voam ou controlam, o conteúdo deste manual está muito próximo do divulgado no ICA-100-12(A Bíblia Aeronáutica, como a chamamos) – Regras do ar e controle de tráfego aéreo, sem alterações nem inclusões sobre a fraseologia padrão. A necessidade deste manual é para auxiliar aqueles que já estão no mundo da aviação e para aqueles que estão iniciando agora e precisam de um suporte onde a fraseologia é um item primordial na aviação. Apenas gostaria de lembra-los que é importantíssimo que leiam o ICA-100-12, o mesmo se encontra no site da IVAO Brasil, ele possui todas as regras de tráfego aéreo, inclusive a parte de fraseologia que foi retirada do mesmo os principais itens e colocados neste manual, a fraseologia contida aqui refere-se apenas ao básico de um vôo instrumentos sem situações adversas que será colocado em outro manual. Agradeço desde já a todos os membros da divisão, ao Antonio Sebe (Diretor da Divisão), a todos os membros do departamento de treinamento da IVAOBR e a todos os membros do STAFF. Chega de papo e vamos lá!




A FRASEOLOGIA CONCEITUAÇÃO (Retirado ICA-100-12). A fraseologia é um procedimento estabelecido com o objetivo de assegurar a uniformidade das comunicações radiotelefônicas, reduzir ao mínimo o tempo de transmissão das mensagens e proporcionar autorizações claras e concisas. Este conceito é simples entendimento, reduzir ao mínimo o tempo de transmissão com clareza e objetividade nas comunicações. Utilizar a fraseologia corretamente mantém a fonia limpa, clara e sempre direcionada e objetiva tanto para os pilotos na freqüência quanto para o controlador. NOTA IMPORTANTE: No real os pilotos possuem uma coordenação com o controle com tranqüilidade e sem atropelamento na fonia, evite ao máximo começar a chamar o controle quando o mesmo está em comunicação com outra aeronave. O piloto em comando deverá repetir (cotejar) totalmente as autorizações ou instruções contidas nas seguintes mensagens emanadas dos órgãos ATC: a) autorizações (para): - entrar na pista em uso; - pousar; - decolar; - cruzar a pista em uso; - regressar pela pista em uso; - condicionais; e - de níveis de vôo ou altitudes. b) instruções de: - proas e velocidades; - ajuste do altímetro; - código SSR(Transponder); e - pista em uso. NOTA: Se um piloto repetir uma autorização ou instrução de maneira incorreta, o controlador transmitirá a palavra “negativo” seguida da versão correta. Não devem ser utilizadas palavras que: a) em virtude de sua semelhança fonética, possam gerar confusão no entendimento.









NESTE VIDEO DO CANAL VHD, O COMANDANTE EXPLICA SOBRE FRASEOLOGIA E FONIA PILOTANDO UM R-66 E COLOCANDO UM POUCO EM PRATICA NOSSO ASSUNTO.



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